quarta-feira, 19 de maio de 2010

o começo da igreja do evangelho quadrangular

Fundação


Aimee Semple McPherson (1890-1944), uma evangelista conhecida como "Irmã Aimee", fundou a igreja do Evangelho Quadrangular em 1921. Los Angeles foi o centro das operações, o Angelus Temple foi inaugurado em Echo Park em 1 de janeiro de 1923, assentando 5.300 pessoas. McPherson foi uma celebridade, participando de eventos públicos, de modo que semanalmente nos domingos parava completamente as ruas de Los Angeles, juntamente com o prefeito e estrelas de cinema, diretamente para o Angelus Temple. Ela contruiu o templo, e o L. I. F. E. Bible College na porta ao lado, no canto noroeste das terras que possuía no centro da cidade.



 aimee McPherson continuou até depois de sua morte, em biografias como a de 1976 Hallmark Hall of Fame, o drama The Disappearance of Aimee e o filme independente de 2006 Aimee Semple McPherson retratando a sua vida, particularmente seu desaparecimento em Maio-Junho de 1926 e a controvérsia jurídica que se seguiu.[2][3]



 Após a Irmã Aimee

Seu filho, Rolf K. McPherson, tornou-se presidente e líder da igreja após a morte de Aimee Semple McPherson em 1944, cargo que ocupou durante 44 anos.[4] Sob sua liderança, a denominação passou de cerca de 400 igrejas à mais de 10.000. A Igreja Quadrangular formou a "Irmandade Pentecostal da América do Norte" em 1948 em Des Moines, Iowa, em uma aliança com as Assembléias de Deus, a Igreja de Deus, a Open Bible Standard Churches, a Igreja Internacional Pentecostal de Santidade e outros.





Angelus Temple, construído por Aimee Semple McPherson e dedicado em 1° de Janeiro de 1923. O templo está defronte do Echo Park, próximo do centro de Los Angeles, California.Em 31 de maio de 1988, o Dr. John R. Holland se tornou o terceiro presidente da Igreja, uma posição que ocupou até Julho de 1997.[4] Em 1994, 46 anos após a fundação da Irmandade Pentecostal, foi reorganizada como Igrejas Pentecostais/Carismáticas da América do Norte, depois de combinar com organizações afro-americanas, mais significativamente a Igreja de Deus em Cristo.



Dr. Harold Helms serviu como presidente interino de julho de 1997 até julho de 1998, ele foi seguido pelo Dr. Paul C. Risser, que se tornou presidente em 16 de abril de 1998, na 75° convenção anual da igreja.[5]



Em outubro de 2003, sob a posse de Risser, a igreja vendeu a estação de rádio de Los Angeles KFSG-FM para o Sistema de Radiodifusão Espanhol por $250 milhões.[6] A liderança de Risser levou a outra controvérsia de alto nível para a igreja, quando sem a participação da mesa de diretores da denominação e do conselho de finanças, os fundos da igreja foram investidos em empresas cujo alvo era a "comunidade evangélica unida", mas acabaram por ser esquemas de Ponzi.[7] Risser renunciou a sua posição de liderança em março de 2004.



Jack W. Hayford tem sido o presidente da Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular desde 1° de outubro de 2004. Hayford é fundador da A Igreja no Caminho em Van Nuys, Califórnia e Ministérios Caminho Vivo. Ele, junto com os Pastores Roy Hicks, Jr em Eugene, Oregon, Jerry Cook em Gresham, Oregon, Ronald D. Mehl da Igreja Quadrangular de Beaverton, em Beaverton, Oregon, e John Holland em Vancouver, British Columbia, foram creditados pela igreja com o estabelecimento de um plano de crescimento da denominação.[8]



A denominação Quadrangular, sob a liderança de Hayford, está em "conversas missionárias" com o movimento emergente, parte de uma esforço "igreja de multiplicação".[9] "Igreja de multiplicação", também apoia o movimento de igreja doméstica através de recursos que sustentam a expansão do "Foursquare Simple Church Networks."[10]



 Doutrina da Igreja

A igreja Quadrangular acredita no seguinte:[11]



A Bíblia como palavra inspirada por Deus

A Trindade

A morte expiatória de Cristo pelos pecadores

Salvação através da graça de Deus no Senhor Jesus Cristo

A nescessidade de sincero arrependimento e aceitação de Cristo

O novo nascimento (Santificação)

O crescimento diário através do poder, oração, amor e serviço

Batismo por imersão

Comunhão/ Ceia do Senhor

O batismo no Espírito Santo

Os dons e fruto do Espírito Santo

Cura divina

O retorno iminente de Jesus Cristo

Julgamento Final

Evangelismo enfatizado no discipulado

dízimo e ofertas

Moderação - A moderação dos cristãos deve ser óbvia a outros e que o nosso relacionamento com Jesus nunca deve conduzir pessoas a fanatismos extremos; suas vidas devem ter como modelo a vida de Cristo em retidão, em equilíbrio, em humildade, e em sacrifício próprio.

Relação com a Igreja - é um dever sagrado para se identificar com uma congregação de crentes para adorar a Deus, observar as ordenanças de Cristo, exortar e apoiar os outros, o trabalho para a salvação dos outros e trabalhar juntos para o avanço no Reino do Senhor.

Governo Civil - governo civil está pela nomeação divina e as leis civis devem ser respeitadas em todos os momentos, exceto nas coisas contrárias à vontade de Deus.

Céu - céu é a habitação da glória do Deus vivo e eterno lar dos crentes nascidos de novo.

Inferno - inferno é um lugar de escuridão, a mais profunda tristeza e fogo inextinguível, que não estava preparado para o homem, mas para o diabo e seus anjos, e ele vai se tornar o lugar de separação eterna de Deus para todos os que rejeitam a Cristo como Salvador.

A Quadrangular enfatiza um relacionamento de todo o coração com Deus, um meio de falar com Deus através da oração, meditação e jejum, junto com o serviço social por meio de Cristo.

 América do Norte

Nos Estados Unidos, a igreja está dividida em distritos e, em seguida, em divisões e, finalmente, igrejas individuais. A Autoridade Geral supervisiona o escritório nacional e supervisores de distrito, e os supervisores distritais supervisionam superintendentes divisionários que supervisionam as igrejas individuais dentro da região local. Glenn C. Burris, Jr., atualmente (2004) serve como Supervisor Geral.



Um certo número de instituições de ensino estão filiados à Igreja Quadrangular. Entre estes estão Life Pacific College, anteriormente "L. I. F. E. Bible College", em San Dimas, Califórnia e o Pacific Life Bible College em Surrey, British Columbia.



 Igreja do Evangelho Quadrangular do Canadá

D. Anna Britton, um graduado da L.I.F.E. Bible College, em Los Angeles, mudou-se para Vancouver, BC em 1927, com sede L.I.F.E. Bible College do Canadá em 1928 e brotou um pequeno grupo de crentes em uma congregação de cerca de 1.000 pessoas, conhecida como Igreja do Evangelho Quadrangular Kingsway. Sua visão a levou para estender o Evangelho Quadrangular às três províncias do oeste do Canadá, sobre o qual ela trabalhou como supervisora por muitos anos. Outros supervisores do Canadá Western District foram, BA McKeown, Clarence Hall, Warren Johnson, Guy Duffield, Charles Baldwin, Harold Wood, Hicks Sr. Roy e John Holland.



Victor Gardner tornou-se Supervisor do Canadá Western District, em 1974. Eventualmente, a fim de dar cumprimento à legislação canadense, o Canadá Western District necessitou registrar todas as propriedades em nome de uma empresa canadense e que ganhasse controle de todas as finanças também. Victor Gardner liderou o desenvolvimento da Constituição e dos estatutos, o Manual de Administração e supervisionou a transferência de todos os documentos legais para 5 de março de 1981, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Canadá (FGCC) passou a existir.[12] Vic e Dorothy Gardner se aposentaram em 1992, passando sobre os deveres pastorais de sua igreja, Igreja Quadrangular Sunshine Hills, ao seu filho Tom Gardner e sua esposa Lottie Gardner.



Tim Peterson foi Presidente da FGCC 1992-2007. Sua esposa, Laurene, também trabalhou no Instituto Nacional de FGCC e juntos, supervisionaram a criação de uma estrutura empresarial saudável e desenvolveram equipes nacionais.



Barry Buzza, que plantou a maior Igreja do Evangelho Quadrangular, no Canadá, Igreja Northside, uma igreja de três campus no Tri-Cities (Coquitlam, e duas em Port Coquitlam) na área metropolitana de Vancouver em British Columbia, foi eleito como presidente em 1° de julho 2007. Sua inauguração teve lugar no Centro de Convenções FGCC numa quinta-feira, 25 de outubro de 2007 na Pattison Chandos Auditorium, em Surrey, British Columbia.



 História no Brasil

Fundada em São João da Boa Vista - SP, a 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel, Pastor Harold Edwin Williams, auxiliado pelo Pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos. O primeiro natural de Los Angeles e o segundo natural do Peru.



A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês, indo depois para São João da Boa Vista, onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo .



Em 1952, vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelísticas a convite de um pastor da Igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro da Água Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, 713.



A tenda passou então a viajar pelo Estado de São Paulo como a tenda número um, enquanto nos salões da rua Brigadeiro Galvão as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas.



As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se constituía em uma nova igreja.



Na década de 1960, já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner, estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de Estado, sendo depois espalhada nos outros municípios. As tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das décadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos.



Em 1997, a igreja contava com 5.530 templos e obras novas (que estão funcionando em 2.026 templos, 1.778 salões e 1.726 tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.



Ao todo eram 2.887 ministros, 1.488 aspirantes e 10.648 obreiros credenciados (deste total de 15.023 membros do ministério, 5.951 eram mulheres). Trabalhavam ainda 38.000 diáconos e diaconisas, com um total de aproximadamente 1.600.000 (um milhão e seiscentos mil) membros.



A Igreja Quadrangular Internacional está hoje em mais em cem países (desde 1944 o Sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular, pois ela está em todos os continentes). Só a igreja brasileira já tem nove missionários em sete desses países.



Para preparar pessoas para esse ministério, a igreja conta com os Institutos Teológicos Médios, Básicos (com mais de 4.500 alunos e 1.200 professores), cursos preparados pela Secretaria Geral de Educação e Cultura, além de vários livros e publicações evangélicas de qualidade preparadas pela Editora e Publicadora Quadrangular George Russell Faulkner, situada em São Paulo - SP.



Os símbolos da Igreja do Evangelho Quadrangular são

Escudo

Inspirado na visão de Ezequiel (Ezequiel 1:1-28): acima, rosto de homem; à direita, rosto de leão; à esquerda, rosto de boi; abaixo, rosto de águia; ao centro, a Bíblia aberta e o número 4 sobre ela, simbolizando os quatro evangelhos.

Emblema

As figuras representam cada um dos quatro pontos da doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular, respectivamente: a cruz, a pomba, o cálice e a coroa.

Bandeira

Inspirada no peitoral dos sacerdotes de Israel (Êxodo 28:4-28), a bandeira tem quatro faixas: púrpura (roxo), azul-claro, ouro (amarelo) e escarlate (vermelho). No canto superior esquerdo há um quadrado azul-escuro e ao centro deste, um quadrado branco com uma cruz vermelha, e sobre a cruz azul o número 4 em dourado.

[editar] Doutrinas

As doutrinas da Igreja do Evangelho Quadrangular são:



1. Jesus Cristo, o Salvador

Enviado por Deus para salvar o mundo (Romanos 3:23)

O Rosto do Homem: Jesus Cristo, o Salvador

Evangelho: Lucas

Jesus é representado como "Filho do homem"

Símbolo da salvação: a cruz (Colossense 1:20)

Cor simbólica da bandeira: Escarlate (vermelha)

Versículo-chave: Lucas 19:10 - "Porque Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido"

2. Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo

Dando poder e unção do Espírito Santo (Atos 1:5;8)

O rosto de Leão: Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo

Evangelho: João

Jesus é representado como "Filho de Deus"

Símbolo do batismo no Espírito Santo: a pomba (Mateus 3:16)

Cor simbólica da bandeira: Ouro (amarelo)

Versículo-chave: João 1: 32-33 - "Esse é o que batiza com o Espírito Santo"

3. Jesus Cristo, o Grande Médico

Tocando os enfermos com poder curador (Mateus 8:17)

O rosto de Boi: Jesus Cristo, o Grande Médico

Evangelho: Marcos

Jesus é representado como "servo"

Símbolo da cura divina: o cálice (I Coríntios 10:16)

Cor simbólica da bandeira: Azul-claro

Versículo-chave: Marcos 10:45 - "Porque o filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir"

4. Jesus Cristo, o Rei que Voltará

Vindo como o Rei dos Reis (I Tessalonicenses 4:16-18)

O rosto de Águia: Jesus Cristo, o Rei que Voltará

Evangelho: Mateus

Jesus é representado como "O Rei"

Símbolo da Segunda Vinda: a coroa (Apocalipse 14:14 / 19:12)

Cor simbólica da bandeira: Púrpura (roxa)

Versículo-chave: Mateus 26:24 - "Vereis o Filho do Homem assentado sobre as nuvens do céu"

Nenhum comentário:

Postar um comentário